Procurar:

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Capitulo VI

“…Oh…Gonçalves….sabes uma boa.???
…está hoje de Oficial de Dia…um gaijo lá do Norte
que diz que também é Radioamador como tu, pá !!!….”

Num final de tarde e após o jantar, estava calmamente a dar uma daquelas aulas suplementares aos meus colegas de turma, quando chega um outro colega meu porta adentro, meio esbaforido e diz-me aos gritos: “ …Oh…Gonçalves…sabes uma boa.???...está hoje de Oficial de Dia…um gaijo lá do Norte, que diz que também é Radioamador como tu, pá!!!….”
Aquilo fez-me logo arrebitar as orelhas!
Radioamador, perguntei???
Sim pá….é um Alferes Miliciano “Parafuso” que diz que é Radioamador, é da zona de Viseu salvo erro, tu talvez até conheças o gaijo.!!!!
Fiquei logo curioso….mas continuei a dar a minha aula, até porque estávamos a dar uma matéria muito “gira” que era a propagação nas diversas bandas de onda curta e VHF-UHF.
Contudo, fiquei logo de pé atrás, resolvendo deixar o assunto para o dia seguinte e uns momentos antes do render da guarda que era ás 9 horas, talvez tivesse hipótese de contactar e conhecer aquele meu colega Radioamador.
Assim aconteceu na verdade.
Momentos antes das 9 horas da manhã, já eu estava junto ao edifício do Comando da EMEL, mesmo em frente á Parada, tentando informar-me quem era então o Oficial Radioamador de Viseu que me tinham falado.
Com alguma dificuldade, lá consegui então chegar então junto de um Sr. Alferes Miliciano da Força Aérea, que estava de Oficial de Dia e que iria sair de serviço dali a instantes.
Com uma continência obrigatória…apresentei-me como Militar ao Oficial de Dia, tendo em seguida comunicado ao mesmo, o motivo que me tinha levado ali.
O Oficial de Dia, começou a rir com um ar simpático, que me levou logo a pensar: - “este gaijo deve ser mesmo Radioamador, tem um ar tão porreirão da malta do Norte…carago.!!!!”
Foi então que o Alferes Miliciano se apresentou, informando-me que sim era Radioamador, vivia em Viseu, e era o CT1 Alfa Lima, informando-me que nós já tínhamos comunicado algumas vezes nos 40 metros.
Um outro Oficial ia a passar no local naquele momento, então o CT1AL chamou: - “Oh….Pires (CT1XA), chega aqui, olha este OM também é nosso Colega Radioamador…é o CT1Delta Lima aqui de Lisboa.!!!
A partir dali travámos alguns QSO’s de metro, enquanto permanecemos na EMEL, mas infelizmente tanto o Adelino CT1AL, como o Pires CT1XA pouco tempo depois, mudaram de Unidade, tendo perdido o contacto com ambos durante algum tempo, voltando ao contacto com os dois, mais tarde nos 40 metros (ainda nos tempos do AM).
E foi assim, que conheci ali mesmo, dois AMIGOS e Colegas Radioamadores que tantas saudades me deixam daqueles tempos.
Com o Pires CT1XA perdi completamente o contacto, com o meu AMIGO Adelino CT1AL, mantemos a nossa PROFUNDA E ETERNA AMIZADE .!!!!!

Sem comentários: